Como mudar de profissão e se tornar um fotógrafo de sucesso?

Se esse é o seu objetivo, nós temos 3 ótimas dicas!

Está cada vez mais comum encontrar profissionais que desejam mudar de profissão, um processo muito natural afinal nossas vidas são feitas de ciclos. Quando bem planejado, este processo pode ser muito mais tranquilo e certeiro.

Aqui no Centro Europeu já vimos muitos profissionais com carreiras sólidas e reconhecidas que não mais se viam naquela profissão e se encontraram na fotografia. Se este é o seu caso, separamos os três pilares essenciais para quem deseja se tornar um fotógrafo de sucesso.

 

1 Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa e que te dará mais segurança para mudar de profissão. Além de reconhecer o que você busca em termos de projeto de vida, carreira e remuneração, é preciso identificar em qual área da fotografia você gostaria de fotografar, afinal temos várias possibilidades de mercado.

Busque conhecer as principais áreas e como é o trabalho em cada uma delas. Além disso, saiba também como você se vê profissionalmente daqui 5 e 10 anos e o que é necessário para alcançar estes objetivos.

 

2 Planejamento

Antes de abandonar a sua carreira, crie um plano B, com todas as ações necessárias para alcançar a nova ocupação profissional. O seu plano deve conter o seu objetivo, como conquista-los e quais os prazos e os recursos necessários.

Na área da fotografia, as ações necessárias geralmente incluem: curso de fotografia investimento em equipamento, divulgação do serviço, participação em workshops e palestras, desenvolvimento de experiência profissional, entre outros.

 

3 Perseverança

Como em toda profissão, nem todos os dias serão de sucesso. Porém é fundamental ter foco e correr atrás dos seus objetivos, pois os grandes nomes da fotografia tem em comum a perseverança no desenvolvimento da sua carreira.