Site Loader
WhatsApp
Navegando pela vida

À primeira vista, pode parecer que a vida do navegador Amyr Klink não tenha muito a ver com a nossa. Ele foi a primeira pessoa a atravessar o Atlântico Sul em um barco a vela, velejou do polo norte ao polo sul, navegou ao redor da Antártica, entre muitas outras aventuras. Mas as lições que Klink aprendeu ao longo dos anos podem nos ajudar vencer nossas próprias aventuras cotidianas.

O diretor do Centro Europeu Ponta Grossa, Eduardo Pilatti, assistiu a uma palestra do navegador e nos conta os relatos que mais chamaram a atenção:

Mindset

Logo que começou a se descobrir no remo, Klink decidiu que seu lugar não era o de passageiro, e sim o de viajante condutor. Ele escolheu ser o protagonista da sua carreira e se empenhou para realizar suas aspirações. Com o passar do tempo, percebeu que tinha que entrar na foto e fazer parte da paisagem.

Planejamento

Em 1984, Klink se tornou a primeira pessoa a atravessar o Atlântico Sul a remo. Quando seu barco entrou em mar aberto, na saída da costa da Namíbia, na África, sua maior preocupação era em relação às coisas que tinha feito: será que a panela de pressão aguenta? Será que está tudo certo com o barco?

Mas, mesmo com esses receios, o navegador não teve medo do que poderia acontecer durante sua aventura. Sabe por quê? Porque tudo estava planejado e ele tinha se preparado para as situações que poderia encontrar.

Curva de aprendizado

Enquanto viajava pelo Atlântico, a cada dia seu desempenho como navegador melhorava. Além disso, o barco ia ficando mais leve e ele ficava mais magro. Com menos peso e com mais conhecimento, os bons resultados apareciam. A preparação e os aprendizados que teve com a experiência prepararam Klink para se aventurar cada vez mais.

Resolução de problemas

Ao mesmo tempo em que o desempenho de Klink melhorava, vários problemas apareciam. Foi aí que ele percebeu um segredo. Se quiser chegar vivo ao Brasil, lutando contra condições extremas, não fuja do problema: abrace-o!

Sozinho em alto mar, não dava para deixar os problemas para depois, eles precisavam ser resolvidos assim que apareciam.

Traçando metas e objetivos

Em uma época anterior ao GPS, Klink chegava a ficar dias remando sem saber para qual direção estava indo. Ele se orientava pelo sol ou pelas estrelas, analisando se estava no caminho certo e se tinha percorrido as milhas diárias necessárias para a viagem. Quando ele concluiu a viagem e chegou ao Brasil, sua felicidade era por ter seguido o plano e alcançado sua meta.

Com isso, aprendeu que, quando alguém se afasta do seu objetivo, é preciso recalcular a rota e definir um novo trajeto. Siga seu caminho com controle, paciência e estratégia.

Empreendedorismo

Após sua primeira travessia, Klink não parou mais. Mesmo diante de muita dificuldade (técnica e financeira), continuou construindo seus barcos e planejando suas viagens. Quando vivia em Paraty, tentou emplacar alguns empreendimentos na cidade, mas não conseguiu prosperar.

Depois de algumas novas viagens, percebeu que sua vocação era gerar experiências. Nisso, viu uma oportunidade de empreender em algo que fazia sentido para ele. Daí em diante, desbravou não só os mares, mas também uma carreira de escritor e palestrante.

Liderança

Em suas aventuras, Klink experimentou na pele o papel fundamental que um bom líder tem em sua equipe. Quem está em posição de liderança precisa entender que a força que o engajamento cria e motivar sua equipe pelo exemplo, crescendo junto com todos.

O orgulho de fazer bem feito

Em suas viagens, livros e palestras, Klink aprendeu o valor de fazer sempre o seu melhor. O que é fazer bem feito no seu dia a dia? Independente de qual seja a sua realidade, fazer suas atividades com empenho, zelo e capricho é evoluir e buscar o melhor.

Muitos buscam apenas resultados financeiros e se esquecem do propósito de dar sempre o melhor de si. Mas a melhor recompensa é o orgulho de ter se dedicado e fazer bem-feito!

Post Author: centroeuropeupg

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *